segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Olhar sobre conteúdos indicados

Antes de verificar se um conteúdo é indicado para determinadas turmas, é necessário fazer algumas indagações. Dentre elas podemos citar:
São conteúdos voltados para a prática de sala de aula? São voltados para a formação continuada?
São destinados a alunos ou a professores?
É interessante observar a riqueza do material apresentado em todos os sites indicados. A maioria das propostas apresentadas são boas para serem aplicadas em sala de aula. Quando se trata de aplicação em sala de aula, faz-se bem lembrar que essa aplicação será feita pelo professor. Sendo assim, pode-se concluir que o professor tomou conhecimento antes sobre os conteúdos envolvidos e sobre suas formas de exploração junto aos alunos, bem como o que se espera ao final de cada atividade realizada.
É indispensável ao profissional de educação, especialmente ao professor, a leitura constante de diversos textos, pois isto aumenta seu repertório diante da mediação dos conteúdos. Então, pode se afirmar que essa leitura constante é uma forma de formação continuada.
Em referência aos sites indicados, pode-se aplicar tanto a professores como a alunos. Há jogos que são estimuladores porque apresentam de forma lúdica operações matemáticas, leitura, em suas formas oral e escrita.
Dentre os sites apresentados, indico os dois seguintes, www.atividadeseducativas.com br e www.tvescola.mec.gov.br. O primeiro indicado para aplicação aos alunos em sala de aula, por ser de atividades educativas. O segundo, indicado para professores porque são atividades que se referem ao trabalho do professor. E este profissional para realizar trabalho com mais segurança precisa de muito embasamento teórico e prático. A TV Escola é o canal do professor.

Um comentário:

  1. Abrão, gostei muito da sua abordagem a respeito da reflexão que o professor deve fazer perante os conteúdos e os recursos que serão aplicados e utilizados em sala.

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